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A produção em série de “celebridades” descartáveis

*Por Chris Santos

A produção em série de “celebridades” descartáveis é um fenômeno notório na sociedade contemporânea. A fama, uma suposta aura que distingue certos indivíduos do universo de pessoas comuns, tem sido amplamente valorizada. Toda uma infraestrutura comunicacional é montada em torno dessas figuras: empresários, assessores de imprensa, fotógrafos, sites e revistas dedicadas a explorar suas vidas e intimidade. Mais recentemente, as redes sociais com milhões de seguidores também se tornaram parte desse aparato.

Marcas diversas investem vultuosos cachês para garantir a presença VIP desses “famosos” em eventos como festas e camarotes de carnaval, onde bastam algumas horas para que seu brilho efêmero aumente o suposto prestígio das ocasiões. No entanto, um questionamento se torna inevitável: o que essas pessoas fizeram para alcançar tal notoriedade? O tempo em que a fama era conquistada por meio de um trabalho, de talento e performance artisticamente reconhecida—como atuação, canto ou literatura—parece ter ficado para trás.

Na era atual, programas de televisão que vou chamar aqui de “fábricas de celebridades” desempenham o papel de criar ícones passageiros. Os reality shows, em especial as mais de 20 edições do Big Brother Brasil (BBB), exemplificam bem essa dinâmica. Esses programas são especialistas na produção em série de “celebridades” descartáveis, que experimentam seus 15 minutos de fama, são categorizadas como ex-BBBs, mantêm-se na mídia por um breve período e logo desaparecem. Você pode se lembrar de outros programas que existem por aí, que também são bons exemplos desse fenômeno.

Alguns ex-participantes ainda se esforçam para prolongar sua presença sob os holofotes, em muitas ocasiões recorrendo a comportamentos extravagantes. No entanto, como quase tudo na contemporaneidade, a fama é efêmera e volátil. O ciclo exige constantemente novas personalidades, abrindo espaço tanto para os recém-saídos das novas edições dos reality shows quanto para os emergentes das redes sociais.

Este cenário reflete a volatilidade como a sociedade atual, muitas vezes, trata a “fama”. É um ciclo contínuo de produção e descarte, onde a longevidade se perde em meio ao desejo incessante por novidades e entretenimento, mesmo que fugaz. Mas, será que toda essa suposta “fama” realmente importa?

*Chris Santos é uma profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital. Com bacharelados em Relações Públicas e em Ciências Sociais, pela USP; especialização em Gestão de Processos Comunicacionais (USP); MBA em Gestão de Marcas (Branding), pela Anhembi-Morumbi; e mestre em Comunicação e Política, pela UNIP. Tem se dedicado ao estudo de tendências nas áreas de marketing digital, jornalismo, comunicação e política e tecnologias da comunicação e informação.

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Case de sucesso: Metalúrgica Golin investe em digitalização da operação comercial com a Plataforma SWPaaS

Comunicação com clientes mais ágil na operação comercial | divulgação

Metalúrgica Golin, empresa referência na fabricação de tubos de aço no Brasil, anunciou resultados significativos após a implementação da plataforma SWPaaS, desenvolvida pela Sawluz. Com uma redução significativa de 40% no tempo de processamento de pedidos, a Golin tem experimentado uma melhoria representativa na eficiência de seus procedimentos internos, especialmente na operação comercial, e na comunicação com clientes.

A plataforma SWPaaS representa uma evolução do sistema legado de EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados), levando o conceito para a nuvem com recursos avançados que facilitam a gestão de dados em tempo real.

Denis Ricardo da Silva, Gestor de PCP, Logística e Administração na Metalúrgica Golin, ressalta que “a SWPaaS simplificou nossos processos, tornando a comunicação com nossos clientes mais direta e eficiente, além de proporcionar uma substancial economia de tempo e recursos“.

SWPaaS, desenvolvida pela Sawluz, é uma tecnologia de EDI hospedada na nuvem que utiliza a infraestrutura da AWS, assegurando alta disponibilidade e segurança. Com funcionalidades como notificação em tempo real e rastreabilidade completa de arquivos trafegados, a ferramenta foi desenhada para ser escalável e adaptável às especificidades de cada cliente.

Localizada em Guarulhos (SP) e com uma filial em São João da Boa Vista (SP), a Golin se destaca por sua capacidade de fabricar e customizar tubos de aço – quadrados, retangulares, redondos e formatos especiais – desde a demanda inicial até a entrega final. Atendendo diversos setores, tais como automotivo, agrícola e construção civil, a empresa segue expandindo suas exportações para as Américas do Sul e do Norte, demandando soluções tecnológicas, como a SWPaaS, que acompanhem sua expansão.

A inovadora plataforma SWPaaS

Werter Padilha, CEO da Sawluz, detalha: “nossa abordagem é entender profundamente as necessidades dos clientes. Criamos uma solução EDI que não apenas atende, mas supera as expectativas em funcionalidade e performance. Com SWPaaS, nossos clientes têm à disposição uma plataforma robusta e versátil, capaz de adaptar-se às demandas de um mercado cada vez mais globalizado”. A plataforma está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês) e foi idealizada para atender a um mercado internacional, oferecendo às empresas brasileiras uma ferramenta potente para competir com gigantes globais.

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Uma vassoura e a sociedade do consumo

*Por Chris Santos

A sociedade contemporânea é caracterizada por uma cultura do consumo, onde a identidade e o status social são frequentemente definidos pela posse de bens materiais e de luxo. Carros, como Mercedes e veículos elétricos da Honda, tênis da marca Nike, e até um simples café da Starbucks tornaram-se símbolos de prestígio e pertencimento. Essa associação entre marca e status não é um acidente, mas influenciada por estratégias de marketing bem elaboradas e repetidas que criam uma aura de desejo em torno de produtos e serviços.

A aspiração por produtos de marca não só influencia as escolhas do consumidor, mas também pode levar a comportamentos financeiramente imprudentes. Muitos indivíduos economizam intensamente ou se endividam para adquirir itens que acreditam que irão elevar seu status social. Isso muitas vezes envolve sacrificar necessidades básicas ou comprometer significativamente a saúde financeira pessoal para ostentar um símbolo de “riqueza”, de status.

O consumo exacerbado não se limita à aquisição de itens considerados de “luxo”. Nos lares, acumulam-se quantidades enormes de produtos pouco utilizados – de calças jeans a gadgets eletrônicos – porque, na sociedade do consumo, ter mais, especialmente de marcas renomadas, é frequentemente visto como um sinônimo de ser mais. Além disso, eventos como liquidações massivas são estrategicamente organizados pelas marcas para eliminar estoques, mas também para tentar os consumidores a comprar mais do que necessitam, muitas vezes resultando em cenas de caos e disputas por produtos – recentemente, me chamou a atenção as notícias veiculadas em jornais de pessoas que se machucaram na liquidação realizada por um supermercado enquanto disputavam vassouras.

No topo da pirâmide social, os mais ricos não apenas participam desse ciclo, mas também ajudam a perpetuá-lo ao estabelecer novas tendências de consumo, que são rapidamente disseminadas. Nesse contexto, o marketing de influência passou a desempenhar um papel relevante, pois celebridades e influenciadores digitais promovem produtos e estilos de vida que muitos procuram imitar.

Essas práticas de consumo, embora parte integrante da economia capitalista, trazem consigo sérios problemas, não só financeiros, mas também ambientais e sociais. O consumo exacerbado resulta em aumento significativo da produção de lixo e exploração de recursos naturais. Além disso, contribui para problemas de saúde mental, visto que muitas vezes o consumo é uma tentativa de preencher vazios emocionais ou de alcançar uma felicidade ilusória, que nunca é verdadeiramente satisfeita por bens materiais.

É vital discutir e promover mais conscientização sobre os impactos do consumo desmedido, incentivando práticas mais sustentáveis. Esta conscientização passa pela educação sobre finanças pessoais, a promoção de um consumo mais ético e consciente, e um questionamento mais profundo sobre os valores que definem nossa sociedade. Até quando vamos permitir que nossa felicidade e nosso bem-estar sejam continuamente medidos e definidos pela última coisa que compramos?

A sustentabilidade reside em consumir menos, mas em valorizar mais o que realmente importa: relacionamentos mais equilibrados, saúde, e bem-estar tanto individual quanto coletivo. É essencial promover a conscientização sobre práticas sustentáveis em todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo o consumo responsável de recursos naturais e de produtos e serviços.

*Chris Santos é uma profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital. Com bacharelados em Relações Públicas e em Ciências Sociais, pela USP; especialização em Gestão de Processos Comunicacionais (USP); MBA em Gestão de Marcas (Branding), pela Anhembi-Morumbi; e mestre em Comunicação e Política, pela UNIP. Tem se dedicado ao estudo de tendências nas áreas de marketing digital, jornalismo, comunicação e política e tecnologias da comunicação e informação.

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Vexilom adota a plataforma de EDI SWPaaS, da Sawluz, para fortalecer relacionamento com clientes do setor automotivo

Atender às demandas de agilidade, eficiência, confiabilidade, integração de dados e assertividade na comunicação são pilares fundamentais em uma parceria comercial entre duas ou mais empresas. Desta forma, é indispensável encontrar um provedor de sistemas que proporcione tais benefícios e garanta sua entrega.

Diante destas necessidades, a Vexilom Emblemas adotou a plataforma de EDI SWPaaS, da Sawluz, para obter uma visualização clara das etapas do processo de troca de informações via arquivos com seus fornecedores e unidades de negócios, conquistar mais velocidade, aumentar a confiabilidade das informações, além de diminuir as etapas do processo comercial e a necessidade de confirmações. A empresa, que possui sua planta industrial em Curitiba (PR), atende as principais montadoras do segmento de máquinas agrícolas, caminhões e veículos automotivos. 

Supply chain sem rupturas

A agilidade e a confiabilidade são dois pilares no atendimento que a Vexilom oferece aos seus clientes. A SWPaaS contribui para fortalecer esses pilares e deixar o processo comercial ainda mais eficiente e assertivo.

De acordo com a diretoria da empresa, a utilização de transferências via EDI aumenta a velocidade deste processo. A crescente utilização da ferramenta tem possibilitado reduzir eventuais divergências de informações entre pedidos de compras e notas fiscais de entrega. A SWPasS foi implementada para atender as demandas da Vexilom em sua trajetória de crescimento e automação.

SWPaaS: uma nova geração de EDI na nuvem

A SWPaaS é uma solução de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI, da sigla em inglês) que oferece a segurança e disponibilidade da nuvem AWS, junto com funcionalidades únicas, como a de notificações. Garante várias vantagens para as empresas usuárias, como disponibilidade do serviço, segurança e redução de custos.

Trata-se de uma plataforma escalonável, que pode ser customizada para atender às necessidades específicas de cada operação comercial. Permite ainda o reenvio de arquivos e a rastreabilidade dos arquivos trafegados (tracking). Está disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês, a fim de atender as demandas de mercados globalizados.

Com mais de 30 anos de trajetória no setor de Tecnologia da Informação e EDI, a Sawluz se destaca pela sua vasta experiência em diferentes segmentos de mercado, incluindo o mercado automotivo e indústria de base. “Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes e, com base nisso, criamos a plataforma SWPaaS, uma geração avançada de EDI que é significativamente mais abrangente, adaptável e expansível que outras soluções do mercado”, afirma Werter Padilha, CEO da Sawluz.

Sobre a Sawluz

A Sawluz é referência em EDI – Electronic Data Interchange, Processos Logísticos e Documentos Fiscais Eletrônicos. Atenta às exigências do segmento automotivo, agro-máquinas e de duas rodas, a empresa oferece soluções que atendem estratégias cada vez mais baseadas em tecnologia. Possui um portfólio com mais de 600 clientes, entre montadoras, sistemistas, fabricantes do segmento automotivo, distribuidores de autopeças e indústria em geral, destacando-se pela qualidade, transparência e inovação, sempre conectada às necessidades do negócio de cada cliente para garantir os resultados almejados, tanto os operacionais quanto os financeiros.

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Tecnologia no varejo automotivo: Fortbras aprimora eficiência operacional e gestão de seus estoques com EDI

Fortbras é uma das líderes do mercado nacional no varejo de reposição automotiva | divulgação

Com mais de 250 lojas espalhadas por mais de 170 cidades em 20 estados brasileiros, a Fortbras se destaca como uma das líderes do mercado nacional no varejo de reposição automotiva. Sempre em busca de aprimoramento e satisfação do cliente, a empresa inova em sua estratégia para alcançar alta disponibilidade dos produtos em todas as suas lojas distribuídas em território nacional.

Focada em aprimorar seus resultados, a Fortbras implementou a inovadora Plataforma SwPaaS, da Sawluz, tornando a troca de informações entre a empresa e seus fornecedores mais acessível, rápida e administrável. Isso não só garante transparência e agilidade na relação comercial com seus parceiros de negócios, mas também mantém a segurança e rastreamento de acessos aos seus sistemas de pedidos.

Com a SWPaaS, o mais inovador sistema de EDI do mercado brasileiro, a Fortbras eleva seu nível de cooperação com seus fornecedores, impulsionando sua presença nos locais em que atua.

A empresa atua nos segmentos de varejo, atacado e e-commerce e opera por meio de diferentes marcas oferecendo um portfólio de produtos que inclui autopeças elétricas e mecânicas, pneus, lubrificantes, motopeças, entre outros.

Precisávamos estreitar a comunicação com nossos fornecedores e torná-la ágil, minimizando o uso de e-mail no tráfego dos pedidos. Tendo em vista a complexidade da nossa operação e o grande número de itens com os quais trabalhamos, nossa principal missão é atender ao nosso consumidor final com mais excelência, disponibilidade e rapidez. A Plataforma SWPaaS nos tem auxiliado a mitigar problemas, agilizando a comunicação com nossos fornecedores, por meio de um processo automatizado de encaminhamento dos pedidos de compra, garantindo rastreabilidade e follow-up de entrega, reduzindo falhas em nossa comunicação“, explica Lucimario Campos, Gerente de Sistemas e Aplicações da Fortbras.

Redução de estoques e mais eficiência operacional

Centro de distribuição da Fortbras no ES | divulgação

Os primeiros resultados mostram que a SWPaaS tem impactado positivamente as operações da Fortbras, reduzindo o lead time de entrega e o volume de estoque armazenado, graças às entregas mais consistentes.

O uso da solução tem criado pontes mais fortes entre a Fortbras e seus fornecedores, permitindo a aquisição das mercadorias de forma mais rápida e eficiente, minimizando os erros de pedidos manuais enviados por e-mails que são mais difíceis de integração sistêmica e ausência de follow de entregas.

Desta forma, a nossa empresa conseguiu alcançar um processo de abastecimento mais equalizado em todas as lojas, elevando à satisfação dos nossos clientes finais, que podem contar com nossa rede para encontrar as peças e serviços que procuram”, completa Lucimario.

Em relação ao uso futuro da SWPaaS, a Fortbras tem planos ambiciosos. “Gostaríamos de adotar o EDI para todos os nossos fornecedores, mas sabemos que é uma tarefa a longo prazo, que está na fase inicial“, conclui o executivo.

 SWPaaS: uma plataforma para a transformação digital

A SWPaaS é uma plataforma escalonável, que foi desenvolvida para atender as mais diversas necessidades do segmento, oferecendo a segurança e disponibilidade da nuvem AWS, além de recursos exclusivos como:

  1. Disponibilização de WEB EDI para gestão do supply chain;
  2. Sistema de alerta (notificações);
  3. Autonomia para gestão do ambiente interno (CNPJs, usuários, parceiros comerciais);
  4. Portal para acompanhamento dos intercâmbios e rastreabilidade dos arquivos trafegados (tracking);
  5. Gerenciamento das entregas via DF-es (Documentos Fiscais).
  6. APIs de integração autônoma aos mais diversos ERPs de mercado.
  7. Multilíngue, tendo disponível os idiomas português, espanhol e inglês, a fim de atender mercado global.

A Plataforma SWPaaS se sobressai por sua escalabilidade, podendo ser ajustada e customizada de acordo com as exigências exclusivas de cada operação de negócio de nossos clientes. Essa adaptabilidade capacita as empresas a implementarem uma solução completamente moldada às suas necessidades e processos. O EDI convencional é apenas parte da equação.  Uma plataforma de comunicação entre uma empresa e seus parceiros de negócios é essencial para as estratégias de diferenciação e vantagem competitiva. Uma solução fácil de usar, “turnkey” em sua implementação, com ferramentas que permitem a integração a qualquer sistema ERP devem ser premissas. No mercado automotivo, nossos clientes contam, além desta ferramenta sem igual, com a imbatível expertise e o suporte total da Sawluz “, aponta Werter Padilha, CEO da Sawluz.

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Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

Sistema de IOT, baseado nos Taggenbeacons, para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus | Fotógrafo Wander Malagrine

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos. O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto-piloto contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

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Momento de reflexão sobre o crescente estrangeirismo em nossa comunicação

*Por Chris Santos

Momento de reflexão sobre o crescente estrangeirismo em nossa comunicação

O inglês é uma língua importante e universal, sim. Em um mundo cada vez mais globalizado, é crucial e valorizado dominá-lo. Porém, a disseminação exagerada de termos em inglês em setores como Recursos Humanos, Publicidade e Comunicação no Brasil, resulta em um entendimento parcial ou até mesmo total desentendimento de certos contextos, criando assim uma espécie de “elitismo linguístico”. É o que se classificou de “estrangeirismo”, entendido como o uso de palavras ou expressões provenientes de outras línguas em outro determinado idioma.

As palavras em inglês são bonitas e até podem transmitir um certo glamour, mas não podemos deixar que isso ofusque o valor da nossa língua natal. O uso desnecessário de tais termos acaba empobrecendo e simplificando o nosso idioma, além de criar uma valoração excessiva do inglês, ao ponto de considerá-lo superior.

O uso da língua inglesa deve ser encarado como um instrumento de comunicação internacional e não como um substituto para nossa língua nativa em contextos nos quais ela é plenamente capaz de expressar as mesmas ideias. Vamos dar o devido valor à nossa Língua Portuguesa, que é um dos idiomas mais falados no mundo, cheio de beleza, expressividade e riqueza cultural.

Termos como marketing, hot dog, brainstorm, coffee break, backup, check-in, entre outras, estão em nosso dia a dia faz um bom tempo.  É possível pararmos para analisar e verificar quais existem similares em português que se adaptariam melhor no uso.

A Língua Portuguesa é viva e tem espaço para inclusões. Entretanto, esse movimento não para e chegamos ao exagero de substituir palavras usuais por termos em inglês sem qualquer necessidade. Mas se parece como um esforço de “falar difícil” ou deixar a conversa difícil de ser entendida. Até hoje, quando trabalhei em uma multinacional e muita gente usava o termo “asap”. Fiquei dias sem entender, até que descobri que era a abreviação de “as soon as possible” (o mais breve possível).

Atualmente, integração de funcionários virou onboarding; educação continuada é lifelong learning; demissão virou layoff, nada mais é do que o temido corte de pessoal; upskilling significa qualificação; reskilling é requalificação; reforma da casa virou retrofit. Mas, será que precisamos da incorporação destes novos termos em inglês quando temos palavras em português tão claras, diretas e de fácil entendimento?

Seria importante que as empresas, escolas e a sociedade em geral, começassem a refletir sobre o uso excessivo de termos em inglês. Precisamos parar de associar a aderência a uma cultura estrangeira diretamente com modernidade, sofisticação ou competência. Ser verdadeiramente moderno e competente é saber respeitar e valorizar a própria cultura, sem deixar de lado a universalidade.

Adotar um termo estrangeiro quando não temos um correspondente em nossa língua é até compreensível, mas substituir palavras do Português que já são de domínio público por outras em inglês têm mesmo alguma necessidade? É essencial buscar equilíbrio. A adequada utilização de estrangeirismos pode enriquecer o vocabulário, desde que seja feita com moderação e considerando sempre a clareza da comunicação.

*Chris Santos é uma profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital. Com bacharelados em Relações Públicas e em Ciências Sociais, pela USP; especialização em Gestão de Processos Comunicacionais (USP); MBA em Gestão de Marcas (Branding), pela Anhembi-Morumbi; e mestre em Comunicação e Política, pela UNIP. Tem se dedicado ao estudo de tendências nas áreas de marketing digital, jornalismo, comunicação e política e tecnologias da comunicação e informação.

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IoT e Startup: Taggen é selecionada para o Pulse, hub de inovação da Raízen

Empreendedores do Pulse dão às boas-vindas à Taggen | divulgação

A Taggen, deeptech do segmento de Internet das Coisas, acaba de anunciar sua integração ao Pulse, hub de inovação da Raízen que conecta startups às oportunidades de negócio da empresa integrada de energia. Localizado em Piracicaba (SP), o Pulse completou 6 anos em 2023 e, atualmente, conta com uma extensa rede de parceiros, incluindo 58 startups, além de ter uma base de dados com mais de 1200 startups.

Esta parceria visa promover o desenvolvimento conjunto de soluções IoT para otimizar a gestão e a eficiência dos processos da Raízen, o maior player integrado e verticalizado do mundo e uma referência global na produção de bioenergia, com amplo portfólio de produtos renováveis, entre eles etanol e biogás. A Raízen é a terceira maior empresa em faturamento do Brasil e tem na produção de açúcar e etanol e na distribuição de combustíveis seus principais negócios.

Werter Padilha, CEO da Taggen, no Pulse | divulgação

Werter Padilha, CEO da Taggen, expressou seu entusiasmo com a parceria: “é uma honra para a Taggen fazer parte do ecossistema do Pulse e participar de projetos inovadores para atender às demandas do setor sucroalcooleiro e de energia, liderado no Brasil pela Raízen. A parceria entre Taggen e Pulse certamente trará benefícios significativos para ambos os lados, impulsionando ainda mais o desenvolvimento do ecossistema de IoT no Brasil”.

A Taggen é reconhecida por desenvolver projetos inovadores de rastreabilidade e identificação de ativos e pessoas em tempo real, com um pacote de soluções para diferentes verticais de negócios: agronegócio, automotivo, saúde, entre outras. Pioneira, a startup se destacou com o desenvolvimento do TaggenBeacon, primeiro beacon BLE com tecnologia 100% brasileira, além do desenvolvimento de gateways e da plataforma Link IoT, que oferece recursos de alto nível para processamento e gerenciamento dos dispositivos IoT, geração e armazenamento dos dados e elaboração de relatórios gerenciais. A deeptech desenvolve também projetos com tecnologia UWB (ultra wide-band), RFID e 5G.

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Predilecta Alimentos investe em estratégia data driven com Qlik para crescer nos mercados interno e externo

Predilecta é uma das grandes potências globais de alimentos naturais processados e a estratégia de BI tem sido fundamental para o crescimento da empresa

Um projeto de business intelligence (BI) pode levar uma empresa a novos níveis no mercado no qual atua, com crescimento de faturamento, aquisição de outras empresas, liderança do mercado nas categorias nas quais atua, expansão das exportações, entre outras conquistas. Isso é exatamente o que a Predilecta Alimentos vem alcançando como resultado da sua jornada de implementação de estratégias data driven com soluções Qlik.

A Predilecta Alimentos é uma empresa brasileira renomada e é a maior processadora industrial de goiaba no mundo, além de ocupar posições de destaque também no processamento de tomate e milho. O Brasil é uma potência agrícola no mundo e a Predilecta é uma das grandes potências globais de alimentos naturais processados. Nossa estratégia de BI tem sido fundamental para o nosso crescimento”, informa Lucas Trevizaneli, Diretor da Companhia.

Atualmente, a Predilecta é detentora de 16 marcas (Predilecta, Etti, Salsaretti, Cajamar, Stella D’Oro, Show Cau e Só Fruta etc.) com mais de 700 itens no portfólio e está presente em mais de 60 países, sendo que exporta diretamente para 31 deles: Estados Unidos (principal), Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Suíça, entre outros. A lista de produtos para exportação inclui: polpa de goiaba, milho enlatado, goiabada, extrato enlatado, ervilha enlatada, dueto enlatado, seleta enlatada, molho de tomate etc. Produz ainda itens das marcas próprias para grandes companhias como Carrefour, Dia, Budweiser, Nestlé, Coca-Cola e Ajinomoto.

Aquisições baseada em dados

A estratégia de BI da Predilecta começou há cerca de 8 anos, ainda com o uso do Qlik View e, desde então, a empresa vem acompanhando a evolução das soluções Qlik. “A empresa saiu da análise de dados na planilha de Excel, demorada e sujeita a erros, e migrou para um novo patamar de inteligência de negócios, para ser uma empresa data driven. Desde esse início, a Predilecta conta com o apoio da IN – Inteligência de Negócios”, destaca André Magro, Gestor de Business Intelligence da empresa.

Para as mais recentes aquisições realizadas pela Predilecta – compra das marcas e unidades fabris da Salsaretti (2020) e da Nordeste Mais (2022) – a empresa utilizou os dados de BI para definir e conduzir estes planos de negócios.

A Predilecta usa, atualmente, o Qlik Sense na nuvem (SaaS), integrado ao ambiente SAP. As análises são utilizadas por todas as áreas da empresa: produção, financeiro, logística, operacional, contábil, vendas e muito mais.

Trata-se de um trabalho de BI robusto e bem executado, que contribui efetivamente para identificar oportunidades de mercado, otimizar nossos processos internos e melhorar nossa tomada de decisões. Como resultado, conquistamos não só um crescimento significativo em nosso faturamento, mas também nos consolidamos como um dos principais players globais no setor alimentício”, destaca Lucas.

Predilecta: antes e depois da Qlik – Painéis de dados estratégicos

Os principais painéis de dados são os disponibilizados para as áreas Comercial, Faturamento, Ordem de Vendas, Devolução, Rastreio, Monitor de Entrega. Também são atendidos os setores de Compras, Comissão, Contabilidade, Departamento Pessoal, Fiscal, Fluxo de Caixa, Logística, Produção e Estoque.

Predilecta: redução de perdas e devoluções

Para acelerar as decisões estratégicas e acompanhar a performance da Predilecta, os gestores podem acessar os principais painéis gerenciais diretamente em seus smartphones.

Entre as métricas, vale destacar a redução de perdas de produção, acompanhamento da parada de produção, com acompanhamento em tempo real dos dados. Com isso, as perdas de produção que eram entre 10% e 11% caíram para 2,5% a 3%. Reuniões semanais são realizadas com os operadores para a apresentação de sugestões para melhorias efetivas nos processos produtivos com retorno em curto prazo.

No monitoramento de devolução dos produtos pelos clientes varejistas e atacadistas, a Predilecta conseguiu fazer também um excelente trabalho estratégico, reduzindo pela metade um valor significativo, oferecendo aos gestores e aos analistas visões macro e granulares para identificar motivo da devolução, categoria, clientes etc.

Recentemente, a empresa implantou também um monitor de entrega e rastreio das notas fiscais, por meio do qual está melhorando o tempo de entrega consideravelmente.

Alinhada com a economia de baixo carbono, a Predilecta já deu o start ao projeto nessa área, que terá os dados de BI como centrais para atingir as metas neutralização de emissões e, futuramente, permitirá que a empresa venda créditos no mercado de carbono.

Data literacy (alfabetização em dados): desenvolvimento da equipe

Essa jornada de sucesso é fruto do compromisso da Predilecta Alimentos em investir em tecnologia e capacitar sua equipe para compreender e utilizar os dados disponíveis com excelência. Data literacy faz parte do processo de integração de novos colaboradores e capacitação de funcionários da equipe.

Como parte desta evolução, “a empresa está criando, atualmente, um setor de Inteligência de Mercado, objetivando formar, pelo menos, uma pessoa em cada área focada em análise de dados, a fim de consolidar a estratégia de BI e a alfabetização em dados dos nossos colaboradores”, ressalta André Magro.

Com análises profundas, insights claros proporcionados por análises feitas em Qlik, apoio da IN – Inteligência de Negócios e visão estratégica, a Predilecta tem conseguido identificar tendências do mercado de uma forma rápida, com acesso a visualização centralizada de dados, antecipando as necessidades dos consumidores e desenvolvendo produtos inovadores.

De acordo com o ranking de 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e elaborado junto com a NielsenIQ, a Predilecta é líder nacional em vendas dos produtos Milho, Seleta de legumes, Ervilha e Dueto (Milho e Ervilha), itens que são a primeira opção dos brasileiros quando o assunto é consumo de vegetais em conserva.

Entre as mais recentes premiações recebidas pela Predilecta, obtidas em 2023, estão o Prêmio TOP de SUSTENTABILIDADE, concedido pela o ADVB, por intermédio de seu INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – IRES, em função de suas práticas ambientalmente responsáveis; e o Prêmio AUTOMAÇÃO, concedido pela GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, pelo desenvolvimento de uma embalagem acessível para pessoas cegas ou com deficiência visual a partir do uso do QR Code.

Sobre a IN – Inteligência de Negócios
Primeira Master Reseller da Qlik no Brasil, a IN – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS mantém sua equipe, formada por 175 colaboradores, permanentemente treinada e capacitada nas tecnologias mais inovadoras do segmento de dados. Além dos clientes corporativos, a IN se destaca também no atendimento a órgãos do Setor Público, com uma estrutura dedicada ao atendimento de projetos nesta área. A empresa integra o Grupo IN, que possui mais de 900 clientes atendidos. O grupo foi recentemente adquirido pela NowVertical Group Inc., uma empresa de soluções em software de Inteligência Vertical (VI – de Vertical Intelligence, em inglês) que cresce organicamente e por meio de aquisições. Mais informações em: https://www.in1.com.br/quem-somos .

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O Sistema de Tecnologia da Informação impulsiona a inteligência de dados na Força Aérea Brasileira

Através de uma avançada estratégia baseada em dados, o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) da Força Aérea Brasileira (FAB) viabiliza o SIGAER – Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão da Aeronáutica. O SIGAER sintetiza os dados de áreas como recursos humanos, orçamento e logística, além dos indicadores gerenciais, disponibilizando-os ao Estado-Maior da Aeronáutica e ao Comandante da FAB para apoio à tomada de decisão.

Nesse contexto, o Centro de Computação da Aeronáutica – Brasília (CCA-BR), integrante do STI, tem um papel fundamental no gerenciamento dos sistemas e serviços de TI sob sua responsabilidade, garantindo confiabilidade e integridade das informações.  

Alfabetização de dados no STI

A estratégia do STI envolve capacitação no uso da solução de análise Qlik Sense, ferramenta utilizada por mais de 1000 usuários treinados em programas de alfabetização de dados. O CCA-BR fornece cursos e assessoria contínua aos diversos setores, disseminando boas práticas de inteligência e uso de dados para apoio à tomada de decisão.

A empresa Inteligência de Negócios (IN) dá suporte a esta estratégia da FAB, apoiando a montagem da infraestrutura de Dados, Data Warehouse, DataMart e nos projetos de BI, dos painéis de apresentação bem como na administração dos cursos (data literacy).

Entre 2021 e 2022, foram promovidas cerca de 10 turmas sobre o uso de soluções Qlik, formando mais de 200 analistas de dados em todas as regiões do Brasil.

Benefícios para a FAB

Dentre os benefícios que a estratégia de dados do STI traz para a FAB, destacam-se:

– Integração de informações estratégicas e gerenciais em 263 painéis, com impacto no gerenciamento administrativo e operacional do Comando da Aeronáutica.

– Garantia da qualidade dos dados que apoiam a tomada de decisão, com atualização, correção, relevância e disponibilidade, de modo que atendam às necessidades estratégicas e gerenciais, trazendo uma visualização única e centralizada das informações.

– Aprimoramento dos meios utilizados pelos gestores, promovendo decisões mais informadas e melhor desempenho geral.

– Disseminação de conhecimento e cooperação entre áreas, evitando duplicidades.

– Coordenação de ações estratégicas voltadas à eliminação do paralelismo e sobreposição na disseminação de informações gerenciais, otimizando recursos.

Novo painel do SIPAER

Em linha com seu propósito de serviço à sociedade, o STI lançará uma nova versão do painel SIPAER até o final de 2023, ferramenta de visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira, trazendo recursos avançados de análise visual e melhor experiência ao usuário. Nos últimos 10 anos, disponibilizado pelo CENIPA ao público, a partir da política de transparência e dados abertos, os dados são exibidos em forma de gráficos e tabelas, que podem ser dinamicamente modificados conforme filtros de pesquisas aplicados pelos próprios usuários.

 

Sobre a IN – Inteligência de Negócios

Primeira Master Reseller da Qlik no Brasil, a IN – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS mantém sua equipe, formada por 175 colaboradores, permanentemente treinada e capacitada nas tecnologias mais inovadoras do segmento de dados. Além dos clientes corporativos, a IN se destaca também no atendimento a órgãos do Setor Público, com uma estrutura dedicada ao atendimento de projetos nesta área.  A empresa integra o Grupo IN, que possui mais de 900 clientes atendidos. O grupo foi recentemente adquirido pela NowVertical Group Inc., uma empresa de soluções em software de Inteligência Vertical (VI – de Vertical Intelligence, em inglês) que cresce organicamente e por meio de aquisições. Mais informações em: https://www.in1.com.br/quem-somos.

 

 

 

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