Durante a pandemia, muitas empresas aproveitaram a oportunidade para rever estratégias e expandir os negócios, apesar de um cenário econômico desafiador. Este é o caso do Grupo IN, formado pela IN – Inteligência de Negócios, premiada Master Reseller da Qlik no mercado brasileiro; a INGov, que oferece soluções Qlik para criação de uma gestão pública Data Driven; a Academia IN, empresa de treinamentos de Business Intelligence e Data Analytics, que atua em todo o território nacional; e a A10, unidade de negócios que nasceu para acelerar a transformação digital por meio da jornada de dados.
Apesar do ano atípico, o Grupo IN cresceu 10% em faturamento em comparação com 2019 e conquistou 139 novos clientes. Para Roberto Guerra, presidente do grupo, 2020 foi um período de intenso aprendizado. “Fomos impactados pela pandemia. Em apenas um dia, conseguimos virar converter toda nossa operação para o modelo de trabalho em home office. No início, alguns clientes tiveram dificuldades com este novo modelo, mas explicamos a todos que nossa prioridade era a segurança da equipe, e aos poucos percebemos que a interação se tornou mais maleável e os projetos ganharam tração”.
Clayton Montarroyos, CEO da IN, avalia que foi um bom ano para repensar as convicções e revisar procedimentos. “A IN foi premiada como o melhor Master Reseller da América Latina pela QLIK em função de sua performance em 2020. Este reconhecimento veio coroar os esforços em manter nossos clientes e conquistar novos, conservar nossos colaboradores engajados e produtivos e contratar novos profissionais para reforçar as entregas. Em 2020, implementamos nosso programa de Compliance e aceleramos a jornada de adequação à LGPD”, explica o executivo.
A IN selecionou seis novos parceiros de negócios, como Authorized Reseller, para atuação tanto no Mercado Privado a fim de aumentar a capilaridade, fortalecer a estratégia de canal e expandir a presença em todo o território nacional. “Nosso novo programa vai acelerar a captação de novas empresas que desejem trabalhar em parceria conosco. Além disso, estamos ampliando nossa presença no Sul do País, de onde esperamos alcançar uma fatia de 20% do total de nossas vendas previstas para 2021”, completa Clayton.
Se 2020 foi uma época de mudanças fundamentais em muitas organizações, para 2021, as expectativas são bem positivas. “Entramos melhor em 2021. Sabemos que o isolamento social deverá continuar. O mercado também se acomodou e, dessa forma, vislumbramos um salto audacioso para este ano e esperamos um crescimento entre 20% e 25% em nossas vendas. Uma das novidades para o ano será o lançamento da A10 School”, ressalta Ivanildo Buarque, CEO da A10, outra empresa do grupo.
Sobre o potencial do mercado de Business Intelligence (BI) no Brasil e as perspectivas, os executivos consideram que o setor assistirá à consolidação de alguns temas, como Indústria 4.0, Data Literacy (alfabetização em dados), Organizações Data Driven e Inteligência Artificial.
“Estamos investindo muito nestes segmentos, porque acreditamos que essas ferramentas se difundirão pelas empresas de diferentes portes. Já faz um tempo que o mundo exige análises mais rápidas e eficientes das organizações públicas e privadas para que elas tomem decisões assertivas, antecipem tendências e se tornem mais competitivas. A pandemia mostrou que é preciso agir e contar com as melhores plataformas e soluções de BI, que fazem parte do portfólio do grupo”, finaliza Roberto Guerra.
Sobre o Grupo IN
Fundado em 2004, o Grupo IN é formado por quatro empresas: a IN – Inteligência de Negócios, premiada Master Reseller da Qlik no Brasil; a INGov, que oferece soluções Qlik para criação de uma gestão pública Data Driven; a Academia IN, empresa de treinamentos de Business Intelligence e Data Analytics, atuando em todo o território nacional; e a A10, unidade de negócios que nasceu para acelerar a transformação digital por meio da jornada de dados.
Atua em todo os estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 850 clientes em seu portfólio. Por meio da democratização dos dados, o Grupo tem ajudado cada vez mais seus clientes, independentemente de sua área de atuação, na transformação digital e na jornada de dados para apoiar a tomada de decisões, a melhora da competitividade e o estímulo à inovação.
0 comments